-
Arquitetos: Marcos Miguelez
- Área: 290 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Aluminios y Reformas Casares, Electricidad Rodríguez Blanco, Impermitec, Piedra Porriño, Porcelanosa Grupo, Renerbi, Soluciones Avanzadas del Metal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno triangular nos arredores de uma pequena cidade da Espanha, a casa é cercada por edifícios e terrenos de uso misto. De um lado o lote é limitado por um pequeno pomar de árvores frutíferas, do outro por uma pequena estrada de terra,e pela frente pela rua principal.
O edifício se apresenta como um corpo sólido construído em pedra e adaptado ao formato do lote. Um pequeno volume se apoia sobre o maior, formando um mezanino interno à casa. O projeto reinterpreta a essência das construções tradicionais de paredes de pedras grossas e usa sua força para proteger o espaço doméstico.
A distribuição interior permite ao morador viver de acordo com o ciclo natural do sol: dormitórios abertos para o sol da manhã; janelas altas na fachada sul desvendam a paisagem natural na cozinha, sala de jantar e sala de estudo; aberturas verticais na parte oeste levam o anoitecer para dentro da casa. Os acessos acontecem na fachada norte, bem como programas como os depósitos, garagem e alguns serviços, que auxiliam a amortecer o calor incidente para dentro da casa.
Espaços de estar são articulados a partir do mezanino, provendo uma série de camadas que transitam do uso social até o mais íntimo. Uma escada flutuante dá acesso ao nível da biblioteca. Uma abertura no canto Sudeste tem vista para a cobertura verde, que auxilia na proteção térmica do térreo.
A estrutura leve de aço permite uma planta livre e conexões visuais. Espaços técnicos foram posicionados abaixo da laje do piso térreo, separando as áreas técnicas das atividades do dia a dia.
Originalmente publicado em Janeiro 14, 2018